1 - STJRecurso especial. Recuperação judicial. Cessão de crédito/recebíveis em garantia fiduciária a empréstimo tomado pela empresa devedora. Retenção do crédito cedido fiduciariamente pelo juízo recuperacional, por reputar que o aludido bem é essencial ao funcionamento da empresa, compreendendo-se, reflexamente, que se trataria de bem de capital, na dicção do § 3º, in fine, da Lei 11.101/2005, art. 49. Impossibilidade. Definição, pelo STJ, da abrangência do termo «bem de capital». Necessidade. Trava bancária restabelecida. Recurso especial provido.
«1 - A Lei 11.101/2005, embora tenha excluído expressamente dos efeitos da recuperação judicial o crédito de titular da posição de proprietário fiduciário de bens imóveis ou móveis, acentuou que os «bens de capital», objeto de garantia fiduciária, essenciais ao desenvolvimento da atividade empresarial, permaneceriam na posse da recuperanda durante o stay period.
... ()
2 - STJEmbargos de declaração no recurso especial. Recuperação judicial.
1 - VÍCIO DE JULGAMENTO ACERCA DOS REQUISITOS DE ADMISSIBILIDADE RECURSAL. INEXISTÊNCIA. ENFRENTAMENTO DO MÉRITO RECURSAL. IMPUGNAÇÃO ESPECÍFICA DOS FUNDAMENTOS ADOTADOS PELO TRIBUNAL DE ORIGEM E MATÉRIA EXCLUSIVAMENTE DE DIREITO. RECONHECIMENTO. 2. EMBARGOS DE DECLARAÇÃO REJEITADOS.
... ()