Modelo de Embargos de Declaração com Pedido de Regularização de Representação Processual em Reclamação Trabalhista
Publicado em: 06/02/2025 Trabalhista Processo do TrabalhoEMBARGOS DE DECLARAÇÃO
PREÂMBULO
Excelentíssimo(a) Senhor(a) Doutor(a) Juiz(a) da ___ Vara do Trabalho da Comarca de ___________.
Processo nº: ____________
Reclamante: ____________
Reclamada: ____________
Embargante: ____________
Embargado: ____________
O embargante, por seu advogado infra-assinado, nos autos da reclamação trabalhista em epígrafe, vem, respeitosamente, à presença de Vossa Excelência, com fundamento no CPC/2015, art. 1.022, opor os presentes EMBARGOS DE DECLARAÇÃO em face da decisão proferida nos autos, pelos motivos de fato e de direito a seguir expostos.
DOS FATOS
Trata-se de embargos à execução opostos pelo herdeiro da reclamada, que visavam discutir a penhora realizada nos autos da presente reclamação trabalhista. Ocorre que, embora a decisão tenha sido favorável ao reclamante, o advogado que subscreveu a petição inicial dos embargos não juntou aos autos a procuração outorgada pelo herdeiro, o que pode ensejar futura alegação de nulidade processual.
Assim, para evitar qualquer questionamento quanto à regularidade da representação processual, faz-se necessário que Vossa Excelência determine a intimação do herdeiro para que regularize a sua representação nos autos.
DO DIREITO
Os embargos de declaração são cabíveis, nos termos do CPC/2015, art. 1.022, para sanar omissão, contradição, obscuridade ou erro material na decisão judicial. No caso em tela, verifica-se a existência de omissão quanto à necessidade de regularização da representação processual do herdeiro que opôs os embargos à execução.
De acordo com o CPC/2015, art. 76, é dever das partes regularizar a sua representação processual, sob pena de nulidade dos atos praticados. A ausência de procuração válida nos autos pode comprometer a validade dos atos processuais realizados pelo advogado, configurando vício insanável.
Além disso, o princípio da instrumentalidade das formas, previsto no CPC/2015, art. 277, determina que os atos processuais devem ser aproveitados sempre que possível, desde que não haja prejuízo às partes. Nesse sentido, a intimação para regularização da representação processual é medida que se impõe para evitar a nulidade dos atos praticados.
JURISPRUDÊNCIAS
Para reforçar o entendimento acima exposto, colacionam-se as seguintes jurisprudências:
1. DIREITO PROCESSUAL CIVIL. EMBARGOS DE DECLARAÇÃO. OMISSÃO VERIFICADA. LEVANTAMENTO DE VALORES PELOS HERDEIROS.
Caso em exame: Embargos de declaração opostos contra acórdão para alegar omissão sobre a possibilidade de levantamento de valores pelos her"'>...