1 - TJSP
Direito Penal. Habeas Corpus. Trancamento de Ação Penal. Ausência de Justa Causa. Inexistência de elementos que demonstrem a autoria do paciente. Ordem Concedida.
I. Caso em exame
Trata-se de Habeas Corpus impetrado contra ato do Juízo da Vara Única da comarca de Angatuba, nos autos do processo 1501384-20.2024.8.26.0571, que recebeu denúncia contra o paciente e decretou sua prisão preventiva. Sustenta-se a ausência de justa causa para a ação penal.
II. Questão em discussão
4. A questão em discussão consiste em saber se há elementos suficientes que apontem à autoria do paciente no delito de roubo.
III. Razões de decidir
5. A análise dos autos revela a inexistência de indícios que vinculem o paciente ao crime, uma vez que a vítima não o reconheceu como autor.
6. A denúncia não descreve a participação efetiva do paciente, limitando-se a mencionar que ele procurou a vítima para devolver o celular subtraído.
7. Não há prova mínima que justifique a propositura da ação penal em face do paciente.
IV. Dispositivo e tese
8. Ordem de Habeas Corpus concedida para determinar o trancamento da ação penal e expedição de contramandado de prisão preventiva(Íntegra e dados do acórdão disponível para assinantes LEGJUR)
Cadastre-se e adquira seu pacote