Precedentes Abrir aqui1

Doc. LEGJUR 916.1987.2629.5158

1 - TJSP REEXAME NECESSÁRIO -

Mandado de segurança - Pessoa com deficiência que adquiriu veículo com isenção de ICMS - Pretensão de que lhe seja assegurada a transferência do bem sem a exigência do transcurso do prazo de 4 anos previsto pelas alterações do Convênio CONFAZ 50/18 e do Decreto Estadual 65.259/2020 - Ordem concedida - Manutenção da sentença - Veículo adquirido em data anterior à alteração da norma - Imposição de condições mais gravosas de forma retroativa - Inadmissibilidade, sob pena de violação ao art. 150, III, a, da CF/88e ao CTN, art. 146 - Precedentes - Não provimento do reexame necessário... ()

(Íntegra e dados do acórdão disponível para assinantes LEGJUR)
Cadastre-se e adquira seu pacote

ÍNTEGRA PDF

Doc. LEGJUR 176.3047.5958.7658

2 - TJSP Ação de exibição de documentos. Sentença que extinguiu o feito, sem julgamento do mérito. Inconformismo dos autores. I - CASO EM EXAME: Apelação dos autores que objetivam a reforma da r. sentença que julgou a ação sem resolução de mérito II - QUESTÃO EM DISCUSSÃO: pretensão de reforma da sentença, alegando os apelantes que não há necessidade de esgotamento da via administrativa a viabilizar o ajuizamento da ação. III- RAZÕES DE DECIDIR: falta de interesse de agir. Não atendimento, pelos autores, da solicitação - pelo banco, de comprovação de poderes do escritório de advocacia para a solicitação das cópias dos contratos bancários na via administrativa. Dever da instituição financeira de zelar pelo sigilo. Sentença mantida. IV- DISPOSITIVO: RECURSO DESPROVIDO. Dispositivos relevantes citados: (REsp. Acórdão/STJ, Relator Ministro Luís Felipe Salomão, Segunda Seção, j. em 10/12/2014, DJe 02/02/2015) Apelação Cível: 1001801-26.2022.8.26.0498 Ribeirão Bonito, Relator: Ana de Lourdes Coutinho Silva da Fonseca, Data de Julgamento: 27/06/2023, 13ª Câmara de Direito Privado, Data de Publicação: 27/06/2023)

(Íntegra e dados do acórdão disponível para assinantes LEGJUR)
Cadastre-se e adquira seu pacote

ÍNTEGRA PDF

Doc. LEGJUR 249.3012.6409.8604

3 - TJSP ACIDENTE DO TRABALHO:

Auxílio-acidente - in itinere - lesão no tornozelo - Perícia: Incapacidade parcial e permanente comprovada - Nexo causal configurado - Presente relação de causa e efeito entre o infortúnio e a lesão ou perda ou diminuição da capacidade laborativa - Laudo conclusivo - Sentença de procedência - Indenização infortunística devida - Procedência mantida. ... ()

(Íntegra e dados do acórdão disponível para assinantes LEGJUR)
Cadastre-se e adquira seu pacote

ÍNTEGRA PDF

Doc. LEGJUR 869.6481.1897.5777

4 - TJSP AÇÃO DE REPARAÇÃO DE DANOS JULGADA IMPROCEDENTE. AUTOR PROCUROU AUXÍLIO MÉDICO NO HOSPITAL RÉU RELATANDO FORTES DORES ABDOMINAIS. ATENDIDO POR VÁRIOS MÉDICOS E SUBMETIDO A VÁRIOS EXAMES DESCARTOU-SE APENDICITE E LIBEROU-SE O AUTOR COM PRESCRIÇÃO DE MEDICAMENTOS. AS DORES PERSISTIRAM APÓS A ALTA E O AUTOR BUSCOU ATENDIMENTO EM OUTRO HOSPITAL ONDE FOI CONSTATADA TORÇÃO NO TESTÍCULO ESQUERDO SEM EVIDÊNCIA DE FLUXO SANGUÍNEO QUE ENSEJOU A REALIZAÇÃO DE CIRURGIA DE EMERGÊNCIA. PERÍCIA JUDICIAL ASSINALOU QUE A EQUIPE MÉDICA DO RÉU ADOTOU BOAS PRÁTICAS NÃO SENDO POSSÍVEL IDENTIFICAR FALHA, IMPERÍCIA OU NEGLIGÊNCIA NO DIAGNÓSTICO E ATENDIMENTO REALIZADO DIANTE DOS SINTOMAS ENTÃO APRESENTADOS. A SENTENÇA BEM PONDEROU QUE «AO QUE TUDO INDICA, PORTANTO, OS SINTOMAS QUE DE FATO INDICAVAM A PATOLOGIA POSTERIORMENTE DIAGNOSTICADAS AINDA NÃO ESTAVAM PRESENTES QUANDO DO ATENDIMENTO JUNTO AO HOSPITAL RÉU. OS EXAMES REALIZADOS PELO AUTOR NO HOSPITAL RÉU, INICIALMENTE, TAMBÉM NÃO INDICAVAM ESSA CONDIÇÃO". RECURSO DESPROVIDO

(Íntegra e dados do acórdão disponível para assinantes LEGJUR)
Cadastre-se e adquira seu pacote

ÍNTEGRA PDF

Doc. LEGJUR 453.7424.2980.7243

5 - TJSP RECURSO DE APELAÇÃO INTERPOSTO CONTRA R. SENTENÇA PELA QUAL FOI JULGADA PARCIALMENTE PROCEDENTE AÇÃO DE OBRIGAÇÃO DE FAZER, C.C. PEDIDO DE INDENIZAÇÃO POR DANOS MATERIAIS E MORAIS - ALEGAÇÃO DE INCORREÇÃO, COM PEDIDO DE REFORMA - ACERTO DA R. SENTENÇA - CONTRATO DE MEIOS DE PAGAMENTO - INDEVIDA REALIZAÇÃO DE ESTORNOS AOS CONSUMIDORES, O QUE SE DEU SEM A ANUÊNCIA DA AUTORA - SITUAÇÃO QUE EVIDENCIA A INSEGURANÇA E DESCONFORTO PELOS SERVIÇOS INCORRETAMENTE PRESTADOS, POIS NÃO ATENDERAM AS EXPECTATIVAS MÍNIMAS, ESTAS NECESSÁRIAS AO ADEQUADO CUMPRIMENTO DA OBRIGAÇÃO CONTRATUAL ASSUMIDA, RAZÃO PELA QUAL SURGE O DEVER DE INDENIZAR/COMPENSAR - FALHA NA PRESTAÇÃO DO SERVIÇO - RECORRENTE QUE NÃO SE DESINCUMBIU DE COMPROVAR A REGULARIDADE DOS ESTORNOS QUESTIONADOS - OBRIGAÇÃO DE INDENIZAR/COMPENSAR CONFIGURADA - VALOR DEFINIDO A TÍTULO DE COMPENSAÇÃO, ESTE DA ORDEM DE R$ 3.500,00, QUE NÃO SE MOSTROU IRRISÓRIO OU EXCESSIVO - REAPRECIAÇÃO MINUCIOSA DA R. DECISÃO HOSTILIZADA QUE IMPLICARÁ EM DESNECESSÁRIA REPETIÇÃO DOS ADEQUADOS FUNDAMENTOS DO PENSAMENTO ADOTADO PELO JUÍZO - SIMPLES RATIFICAÇÃO DOS TERMOS DA R. DECISÃO DE 1º GRAU, UMA VEZ QUE SE MOSTRA SUFICIENTEMENTE MOTIVADA - RECURSO NÃO PROVIDO

(Íntegra e dados do acórdão disponível para assinantes LEGJUR)
Cadastre-se e adquira seu pacote

ÍNTEGRA PDF